metropoles.com

ONU: humanidade está a “um erro de cálculo” de sofrer “aniquilação”

Secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, afirma que existem cerca de 13 mil armas nucleares no mundo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
imagem colorida antonio gueterres falando - metropoles
1 de 1 imagem colorida antonio gueterres falando - metropoles - Foto: Divulgação

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirmou que “a humanidade está a um mal-entendido, a um erro de cálculo da aniquilação nuclear”. O alerta foi feito na abertura da 10ª Conferência do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP) que acontece em Nova York, Estados Unidos, nesta segunda-feira (1º/8).

Guterres ressaltou que o mundo tem um arsenal de aproximadamente 13 mil armas nucleares. O secretário-geral da ONU relembrou as crises no Oriente Médio e na península da Coreia.

“Tivemos uma sorte extraordinária até aqui. Mas sorte não é estratégia nem escudo para impedir que as tensões geopolíticas degenerem em um conflito nuclear”, afirmou.

Em relação às ameaças das armas nucleares, Guterres defendeu o diálogo e a negociação para reduzir as tensões entre as nações e estabelecer a confiança entre os países.

Remarcação da conferência

A 10ª conferência de análise do TNP foi adiada desde 2020 devido às medidas de restrição contra a pandemia de Covid-19. A reunião é realizada em um momento de tensão geopolítica devido à invasão russa na Ucrânia.

Durante a conferência, que irá durar até 26 de agosto, representantes de 190 países irão se reunir para restabelecer a força vinculante do tratado.

O Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares entrou em vigor em 5 de março de 1970 e tem como objetivo prevenir e limitar o aumento das armas nucleares no mundo

Uso imoral

Em uma mensagem publicada nas redes sociais, o papa Francisco classificou de “imoral” o uso de armas nucleares.

“O uso de armas nucleares, bem como a sua posse, é imoral. Buscar assegurar a estabilidade e a paz através de uma falsa sensação de segurança e um ‘equilíbrio do terror’ conduz inevitavelmente a relações envenenadas entre os povos e põe obstáculos ao verdadeiro diálogo”, avalia o pontífice.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?