metropoles.com

ONU pede pausa na guerra em Gaza para vacinar crianças contra pólio

Organização das Nações Unidas (ONU) alertou para os riscos da poliomielite em Gaza, e pediu trégua para vacinar crianças palestinas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ali Jadallah/Anadolu via Getty Images
Imagem colorida mostra crianças em meio aos escombros na Faixa de Gaza eua - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra crianças em meio aos escombros na Faixa de Gaza eua - Metrópoles - Foto: Ali Jadallah/Anadolu via Getty Images

A Organização das Nações Unidas (ONU) pediu nesta sexta-feira (16/8) uma pausa humanitária entre Israel e Hamas, em guerra desde outubro do ano passado, para vacinar crianças contra a poliomielite na Faixa de Gaza.

Em comunicado, António Guterres afirmou que a ONU está preparada para vacinar mais de 640 mil crianças palestinas, de até 10 anos, contra a doença contagiosa.

De acordo com o secretário-geral da ONU, 1,6 milhão de doses da vacina foram liberadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A expectativa é de que a campanha seja lançada entre o fim deste mês e o início de setembro.

“A poliomielite não se importa com linhas divisórias — e a poliomielite não espera. Prevenir e conter a propagação da poliomielite exigirá um esforço enorme, coordenado e urgente”, reforçou Guterres ao pedir a pausa humanitária.

A proposta também foi defendida pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.

“Pausas humanitárias são vitais para que as vacinas que salvam vidas cheguem a todas as crianças necessitadas. Solicitamos que todas as partes implementem pausas humanitárias por sete dias durante cada rodada da campanha. Em última análise, a melhor vacina para todas as crianças em Gaza é a paz”, escreveu Tedros em um comunicado.

A tentativa de cessar-fogo por causa da poliomielite ocorre em meio a outro esforço diplomático, que tenta encontrar uma solução para o conflito que se arrasta por mais de 10 meses.

Nesta semana, mediadores do Catar, dos Estados Unidos e do Egito se reuniram em Doha com representantes de Israel para discutir a paz na Faixa de Gaza. O clima após o fim do encontro, no entanto, foi de indefinição, apesar do otimismo expresso na declaração conjunta divulgada pelos três países.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?