metropoles.com

ONU escolhe ex-ministro Santos Cruz para chefiar missão na Ucrânia

General foi indicado pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, para investigar morte de 50 prisioneiros no país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
imagem colorida antonio gueterres falando - metropoles
1 de 1 imagem colorida antonio gueterres falando - metropoles - Foto: Divulgação

O general Santos Cruz foi escolhido para liderar investigação sobre ataque a uma prisão ucraniana que causou a morte de 50 prisioneiros. O nome de Carlos dos Santos Cruz foi indicado pelo secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, nesta quinta-feira (18/8).

“Hoje, discuti a investigação do trágico incidente num centro de detenção em Olenivka em 29 de julho. O que ali aconteceu é inaceitável. Todos os prisioneiros de guerra são protegidos pelo Direito Internacional Humanitário”, reforçou Guterres em conferência realizada em Lviv, Ucrânia.

Durante o discurso, o secretário-geral apontou a intenção de nomear o general Santos Cruz como líder da missão. “O general é um respeitado oficial com mais de 40 anos de experiência militar e em segurança pública nacional e internacional, inclusive como comandante de operações de paz da ONU”, destacou.

Segundo Guterres, a composição da equipe e os termos de referência da missão foram compartilhados com a Ucrânia e com a Rússia.

Estavam presentes na conferência o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

Ataque a Olenivka

Em julho, uma invasão violenta à prisão do assentamento ucraniano Olenivka deixou mais de 50 prisioneiros de guerra ucranianos mortos. Autoridades ucranianas acusam a força russa de ser responsável pelo ataque.

A missão de investigação é um pedido da Ucrânia à ONU e ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha. “Continuaremos a trabalhar para obter as garantias necessárias ao acesso seguro à Olenivka e quaisquer outros locais relevantes. A equipe deve ser capaz de recolher e analisar as informações necessárias”, afirmou Guterres.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?