ONU: Conselho de Segurança se reúne após Coreia do Norte lançar míssil
A reunião de emergência da ONU discutirá o lançamento de um míssil balístico pela Coreia do Norte no mar do Japão
atualizado
Compartilhar notícia
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) realiza uma reunião de emergência, nesta segunda-feira (20/2), para discutir o lançamento de mais um míssil balístico pela Coreia do Norte no mar do Japão no último sábado (18/2).
O secretário-geral da ONU, António Guterres, reforçou o pedido para que o país comandado por Kim Jong-un abra um diálogo em favor da paz sustentável e da desnuclearização.
A mídia estatal da Coreia do Norte informou que o disparo do míssil era um exercício “para confirmar a confiabilidade da arma”.
O lançamento acontece após Pyongyang alertar sobre uma possível retaliação aos próximos exercícios militares entre os Exércitos dos Estados Unidos e da Coreia do Sul.
O projétil disparado pela Coreia do Norte voou a uma altitude de 5.700 km e cobriu uma distância de 900 km. O míssil caiu no mar do Japão após 66 minutos do seu lançamento.
Exercícios militares
O Ministério da Defesa de Seul informou que uma simulação de emergência para uma possível ameaça nuclear está marcada para esta quarta-feira (22/2) no Pentágono, nos Estados Unidos.
Após o lançamento do míssil, os Estados Unidos e a Coreia do Sul realizaram um exercício aéreo em conjunto com caças e bombardeiros norte-americanos nesse domingo (19/2).
A operação entre os dois países contou com caças F-35A e F-15K, da Coreia do Sul, e os caças F-16, dos EUA. As aeronaves foram escoltadas por bombardeiros norte-americanos B-1B.