metropoles.com

ONU: Conselho de Segurança faz reunião emergencial sobre Oriente Médio

A reunião ocorrerá na sede da ONU em Nova York, nesta quarta-feira, e terá como pauta a escalada dos conflitos entre Israel, Líbano e Irã

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
UN Photo/Eskinder Debebe
imagem colorida mostra conselho de segurança da onu - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra conselho de segurança da onu - Metrópoles - Foto: UN Photo/Eskinder Debebe

O conflito no Oriente Médio, com a invasão terrestre de Israel ao sul do Líbano e a consequente retaliação do Irã, com bombardeios às cidades israelenses Tel Aviv e Jerusalém, será a pauta de uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas, nesta quarta-feira (2/10).

A reunião ocorrerá na sede da ONU em Nova York (EUA), às 11h (horário de Brasília).

O ministério das Relações Exteriores do Irã já havia solicitado anteriormente ao Conselho de Segurança da ONU que tome “ações significativas” para prevenir ameaças à paz e segurança regional.

“Estou otimista em relação aos dias futuros. Há uma possibilidade de [mais] conflito, mas nossas forças estão totalmente preparadas. Esperamos testemunhar gradualmente a estabilidade em nossa região nos próximos dias”, disse o ministro das Relações Exteriores do Irã.

Já Danny Danon, enviado de Israel à ONU, acusou o Irã de querer destruir Israel “com um anel de fogo de sete frentes” e exigiu que o Conselho defina o Corpo da Guarda Revolucionária do Irã como uma organização “terrorista”, segundo informou a Al Jazeera.

Lula critica ONU e Israel

A postura da ONU perante o conflito no Oriente Médio e os ataques de Israel a Gaza e ao Líbano foram duramente criticados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nessa terça-feira (1º/10), no México, onde esteve para a posse da presidente eleita Claudia Sheinbaum, Lula disse: “O que eu lamento profundamente é o comportamento do governo de Israel. É inexplicável que o Conselho da ONU não tenha autoridade moral e política de fazer com que Israel sente numa mesa para conversar ao em vez de só saber matar”.

Na semana passada, o brasileiro esteve em evento na sede da ONU, em Nova York, onde também teceu críticas à instituição.

“Cada dia que passa com uma estrutura arcaica e excludente é um dia perdido para solucionar as graves crises que assolam a humanidade”, disse.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?