ONU aprova resolução contra ataques de Houthis no Mar Vermelho
Conselho de Segurança da ONU aprova resolução exigindo fim de ataques do grupo Houthi no Mar Vermelho; China e Rússia se abstêm
atualizado
Compartilhar notícia
O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou, nesta quarta-feira (10/1), uma resolução exigindo o fim dos ataques pelo grupo insurgente islâmico Houthi, do Iêmen, a embarcações no Mar Vermelho.
Apresentado pelo Japão e Estados Unidos, projeto foi aprovado em caráter de urgência pelo colegiado. 11 dos 15 estados integrantes do conselho votaram a favor. Outros quatro países, incluindo China e Rússia, que tem poder de veto, se abstiveram.
O Conselho ainda alertou contra uma possível escalada das tensões na região, ao mesmo tempo que endossou implicitamente a criação de uma força-tarefa, liderada pelos Estados Unidos.
Além disso, a resolução também exige que os Houthis libertem o Galaxy Leader, um navio transportador de veículos ligado a um empresário israelense, sequestrado em 19 de novembro do ano passado, com 25 pessoas na tripulação.
O embaixador da China, Zhang Jun, afirmou que o atual clima de tensão no Mar Vermelho é consequência do conflito na Faixa de Gaza. Ele ainda disse ser lamentável que a resolução não exija com clareza um cessar-fogo imediato na região.