ONU: 9 em 10 famílias não estão conseguindo se alimentar em Gaza
Vice-diretor do Programa Mundial de Alimentos da ONU afirma que há dificuldades para a entrada de suprimentos básicos em Gaza
atualizado
Compartilhar notícia
Carl Skau, vice-diretor do Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas (ONU), disse nesse sábado (9/12) que 9 em cada 10 famílias que estão na Faixa de Gaza estão passando fome à medida em que o conflito armado na região se intensifica.
O vice-diretor afirma que apenas uma parte dos suprimentos conseguiu entrar em Gaza. Segundo ele, as condições geradas pelo aumento das tensões na região deixaram as entregas de alimentos “quase impossíveis”. “As pessoas estão desesperadas por comida”, destaca Skau.
As Forças Armadas israelenses têm intensificado os ataques aéreos contra o território de Gaza. De acordo com o governo local, os alvos são edifícios do grupo extremista Hamas, que domina a região de Gaza.
Em resposta aos bombardeiros de Israel, o Hamas tem disparado foguetes em direção ao sul do território israelense.
O Ministério da Saúde de Gaza informou, nesse sábado, que ao menos 17 mil pessoas morreram e 48 mil ficaram feridas desde de 7 de outubro, quando militares do grupo extremista invadiram Israel e mataram centenas de pessoas.
O Conselho de Segurança da ONU analisou, nessa sexta-feira (8/12), um pedido de cessar-fogo imediato entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza. No entanto, a medida foi vetada pelos Estados Unidos.
Israel x Hamas: EUA vetam resolução no Conselho de Segurança da ONU
No final de novembro, Israel e o Hamas tiveram um breve cessar-fogo. A medida aconteceu após forte articulação coordenada pelo Catar.