OMS testa três anti-inflamatórios contra a Covid
Organização Mundial de Saúde testa eficácia de artesunato, imatinibe e infliximabe no tratamento de pacientes com o coronavírus
atualizado
Compartilhar notícia
A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou, nesta quarta-feira (11/8), que está realizando testes com três medicamentos anti-inflamatórios contra Covid-19. O ensaio clínico estuda se artesunato, imatinibe e infliximabe têm algum efeito sobre o vírus.
As medicações foram selecionadas por um painel de especialistas. O critério foi o “potencial na redução do risco de morte em pacientes hospitalizados com Covid-19”. No ano passado, a OMS realizou testes que comprovaram a ineficácia da hidroxiclooquina contra a doença.
O artesumado, produzido pela Ipca e usado comumente contra a malária, é administrado por via intravenosa durante sete dias, no teste. A dose é a mesma usada para tratar manifestações graves da malária.
Já o imantib é fabricado pela Novartis e é usado no tratamento de certos tipo de câncer. No estudo contra a Covid-19, o medicamento é administrado por via oral, uma vez por dia, durante 14 dias.
Já o infliximab, produzido pela Johnson & Johnson, faz parte do protocolo usado no tratamento de doenças do sistema imunológico. No ensaio clínico, ele é aplicado por via intravenosa em dose única.