OMS anuncia pausa na guerra em Gaza para vacinar crianças contra pólio
Organização Mundial de Saúde (OMS) diz ter chegado a um acordo de pausa humanitária entre Israel e Hamas para vacinar crianças em Gaza
atualizado
Compartilhar notícia
Dias após as Nações Unidas cobrarem uma pausa humanitária na Faixa de Gaza para vacinar crianças contra poliomelite, a Organização Mundial de Saúde (OMS) disse ter chegado a um acordo com Israel e Hamas para que a campanha de vacinação seja realizada. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (29/8) pelo representante da instituição nos territórios palestinos, Rik Peeperkorn.
Segundo o funcionário da OMS, a vacinação de crianças na Faixa de Gaza começa no próximo domingo (1º/9), e deve contar com outros dois dias de pausas nos combates, entre 6h e 15h no horário local, em zonas específicas do enclave.
A OMS espera vacinar 640 mil crianças de até 10 anos durante o período.
Em um comunicado, o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse que Israel aprovou a pausa humanitária em “locais específicos”. Já o Hamas também confirmou o acordo com o lado israelense à Reuters.
O acordo entre os dois atores do conflito em Gaza acontece após a OMS confirmar, na última sexta-feira (23/8), o primeiro caso da doença no enclave palestino em 25 anos.