OMS: investimento de 1 dólar em prevenção salvaria 7 milhões de vidas
Afirmação foi feita em novo relatório da OMS e o valor seria destinado a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis
atualizado
Compartilhar notícia
Um novo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgado nesta segunda-feira (13/12) aponta que aproximadamente 7 milhões de mortes poderiam ser prevenidas até 2030, se países de renda baixa e média baixa fizessem um investimento de menos de um dólar por pessoa em cada ano, na prevenção e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs).
Sete de cada 10 mortes no mundo são causadas por DCNTs, o que inclui problemas cardíacos, diabetes, câncer e doenças respiratórias. Entretanto, a maioria dessas mortes podem ser prevenidas, de acordo com o relatório.
O programa testado pela agência de saúde da ONU intitulado Best Buy é formado por intervenções na saúde pública baseadas em evidências, que incluem medidas para reduzir o uso de tabaco e o uso descontrolado de álcool, promoção de dietas e atividades físicas, redução de riscos provenientes de doenças cardiovasculares e diabetes, e prevenir câncer cervical.
“Com os investimentos estratégicos corretos, países que carregam uma quantidade significativa do fardo das DCNTs podem mudar a sua trajetória de doenças e entregar ganhos significativos na saúde e financeiramente para seus cidadãos” disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
O relatório conclui que ao investir nas 16 políticas recomendadas pelo Best Buy, os países não só protegerão as pessoas das DCNTs, mas reduzirão o impacto de doenças infecciosas como a Covid-19 no futuro.
“Doenças crônicas não transmissíveis custam terrivelmente para a saúde e economia, especialmente em países com menor condição financeira” disse Michael R. Bloomberg, embaixador mundial de DCNTs e lesões corporais da OMS.
Mortes prematuras
Em relação a mortes prematuras de pessoas com idade entre 30 e 69 anos causadas por DCNTs, 85% ocorrem em países de renda baixa e média baixa, tornando-as um grande fardo socioeconômico, destacou o relatório. O estudo também indica que embora cada uma das intervenções possam ser implementadas individualmente, os efeitos são mais fortes e produzem maior retorno quando feitas em conjunto.
“O impacto da Covid-19 em pessoas vivendo com doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e doenças pulmonares mostram que pe mais importante que nunca priorizar o investimento de prevenção e gerenciamento das DCNTs” disse Bente Mikkelsen, diretora de DCNTs da OMS.
Mikkelsen convocou todos os parceiros para se unirem em ações e fundos. “Em um mundo onde recursos financeiros são crescentemente retidos, esse relatório mostra que os melhores investimentos podem ser feitos e milhões de vidas podem ser salvas” ela disse.
Cada dólar investido nas ações da Best Buy tem o potencial de gerar um retorno de até 230 bilhões de dólares até 2030.