metropoles.com

OMS diz que há 500 sírios com sinais de intoxicação em Duma

O contato com o gás causou “sinais de irritação severa das mucosas, falência respiratória e perturbação do sistema nervoso central”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/DW
siria1
1 de 1 siria1 - Foto: Divulgação/DW

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta quarta-feira (11/4) que vai investigar se cerca de 500 pessoas apresentaram sintomas de um ataque químico, após o ocorrido na cidade de Duma, em Ghouta Oriental, no último fim de semana.

De acordo com um comunicado, a OMS pediu acesso livre à Duma para analisar depoimentos de seus parceiros a respeito da suposta ofensiva, porque muitas pessoas apresentaram “sinais de irritação severa das mucosas, falência respiratória e perturbação do sistema nervoso central”.

A organização cita também depoimentos sobre a morte de mais de 70 pessoas em abrigos subterrâneos, afirmando que 43 dessas vítimas manifestavam sinais “consistentes com a exposição a químicos altamente tóxicos”.

A oposição síria e vários países, inclusive os Estados Unidos, acusam o regime de Bashar al-Assad da autoria do ataque, mas Damasco nega e o seu principal aliado, a Rússia, afirmou que peritos russos que se deslocaram ao local e não encontraram “nenhum vestígio” de substâncias químicas.

Hoje, em sua conta no Twitter, Trump pediu para a Rússia se preparar, porque vai lançar “mísseis inteligentes” na Síria. “Nossas relações com a Rússia estão piores do que nunca”, escreveu.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?