metropoles.com

Secretário-geral da OEA pede que Tribunal de Haia prenda Maduro

Secretário-geral da OEA disse que chegou a hora de apresentar um mandado de prisão contra Nicolás Maduro no Tribunal de Haia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
presidente da Venezuela, Nicolás Maduro ao lado do presidente Lula, saindo do palácio do Itamaraty após almoço realizado um dia antes da reunião com os presidentes dos países da América do Sul 10 - Metrópoles
1 de 1 presidente da Venezuela, Nicolás Maduro ao lado do presidente Lula, saindo do palácio do Itamaraty após almoço realizado um dia antes da reunião com os presidentes dos países da América do Sul 10 - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, disse que as ações de Nicolás Maduro na Venezuela deveriam levar à expedição de um mandado de prisão pelo Tribunal de Haia. Almagro falou durante uma discussão sobre as eleições venezuelanas nessa quarta-feira (31/7).

“Maduro prometeu um banho de sangue, e ficamos indignados com isso e ainda mais indignados agora que ele está fazendo isso”, disse Almagro, em discurso replicado em uma publicação no X, antigo Twitter.

Segundo o ex-chanceler do Uruguai, as ações de Maduro após o pleito de domingo foram premeditadas, de “impulso brutal” e “ferocidade”, e usaram “vantagem superior” na tentativa de se manter no poder. Há relatos de mais de 20 mortes e dezenas de prisões desde que a vitória de Maduro em uma eleição contestada foi proclamada.

“É hora de apresentar acusações e um mandado de prisão no Tribunal Penal Internacional contra os principais perpetradores, incluindo Maduro”, disse Almagro.

No mesmo dia, a OEA tentou aprovar uma resolução que aumentava a pressão contra o líder chavista, contudo, a proposta não recebeu votos suficientes. O Brasil, assim como a Colômbia, se absteve da votação.

Na terça-feira (30/7), a organização rejeitou a reeleição de Maduro, e afirmou que os resultados apresentados não mereciam “reconhecimento democrático” por falta de transparência.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?