metropoles.com

Sem efeito prático, OEA ordena que regime de Maduro divulgue atas

Apesar de aumentar a pressão contra o regime de Maduro, resolução não deve ter efeito prático já que a Venezuela deixou o bloco em 2019

atualizado

Compartilhar notícia

Jesus Vargas/Getty Images
Imagem colorida mostra Nicolás Maduro segurando a Constituição da Venezuela - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Nicolás Maduro segurando a Constituição da Venezuela - Metrópoles - Foto: Jesus Vargas/Getty Images

Após rejeitar a vitória de Nicolás Maduro nas eleições do último dia 28 de julho, Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovou uma resolução contra o regime chavista nesta sexta-feira (16/8), cobrando que as atas eleitorais com os dados da votação sejam divulgadas.

No entanto, a resolução não deve ter efeito prático já que a Venezuela deixou a organização em 2019.

Além de cobrar que o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) divulgue das atas eleitorais, que podem atestar ou não a vitória do herdeiro político de Hugo Chávez, a OEA pediu respeito aos direitos humanos no país e a busca por uma saída pacífica para a crise que se instalou na Venezuela após as eleições.

O texto, que aumenta a pressão internacional contra o governo de Nicolás Maduro apesar de não ter efeitos práticos, foi aprovado após uma outra resolução não receber votos suficientes para avançar durante discussão no fim de julho.

Na época, o Brasil foi um dos países que se absteve na votação da proposta ao lado da Colômbia. O México, que até então mantinha conversas com os dois governos na busca por uma solução para a crise venezuelana, se ausentou da votação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?