OEA diz que “vandalismo contra instituições” é “sério ataque à democracia”
Organização dos Estados Americanos condenou a invasão do Congresso dos EUA por manifestantes trumpistas
atualizado
Compartilhar notícia
A Organização dos Estados Americanos (OEA) divulgou um comunicado nesta quarta-feira (6/1) em Washington, D.C., capital dos Estados Unidos, condenando a invasão do prédio do Congresso do país por manifestantes trumpistas.
“A Secretaria-Geral da OEA condena e repudia o ataque às instituições realizado hoje nos Estados Unidos por manifestantes que negam os resultados eleitorais. A democracia tem como pilar fundamental a independência dos poderes, que devem atuar totalmente livre de pressões”, diz o comunicado.
“O exercício da força e o vandalismo contra as instituições constituem um sério atentado ao funcionamento da democracia. Exortamos o retorno à tão necessária racionalidade e a conclusão do processo eleitoral de acordo com a Constituição e os procedimentos institucionais correspondentes”, conclui a manifestação.
Apoiadores do presidente norte-americano, Donald Trump, entraram em confronto com a polícia nesta quarta-feira e invadiram o Capitólio (prédio onde funciona o Congresso) com o objetivo de barrar a certificação da vitória do democrata Joe Biden nas últimas eleições.
Veja cenas dos protestos violentos nos EUA: