Odessa e Kiev farão toque de recolher em “Dia da Vitória” da Rússia
Ucranianos temem clima hostil e bombardeios na próxima segunda-feira (9/5), em comemoração anual realizada pelo Kremlin
atualizado
Compartilhar notícia
Líderes ucranianos começam a temer as comemorações russas do “Dia da Vitória”, que serão realizadas na próxima segunda-feira (9/5). A data marca a comemoração da derrota dos nazistas na Segunda Guerra, em 1945.
Na capital Kiev, o prefeito Vitali Klitschko pediu que a população evite sair de casa no domingo (8/5) e na segunda. Eventos públicos não serão realizados, e a orientação é de que comemorações da data sejam feitas de forma privada para não correr riscos.
“Não ignorem os sinais de alarme aéreo e se protejam imediatamente. Nos próximos dias, há uma grande probabilidade de bombardeios com mísseis em todas as regiões da Ucrânia. Fique atento e cuide de sua própria segurança”, destacou.
O temor é de que Vladimir Putin, presidente da Rússia, aproveite a data para declarar guerra de maneira formal para a Ucrânia. Um grande desfile será feito na praça Vermelha, coração de Moscou.
Já na cidade costeira de Odessa, no sul do país, o toque de recolher será aplicado das 22h de domingo às 17h de terça-feira (10/5).
A celebração do Kremlin vai reunir armamento pesado e “estrelas” bélicas para demonstrar o poderio de Putin, como o “avião do juízo final”, que será exposto pela primeira vez desde 2010.
Trata-se de uma versão modificada do modelo Iliuchin Il-80, feito para servir de centro de comando e controle para Putin caso ocorra uma guerra nuclear. O avião não tem janelas e é inteiramente pintado de branco para refletir a energia térmica e o clarão de explosões nucleares.
Além dele, o governo russo deve apresentar seus mísseis intercontinentais para intervenções nucleares, como o Sarmat e o Iars, armas de destruição em massa talhadas para uma Terceira Guerra Mundial.
Ao todo, 131 unidades de armas modernas e equipamentos militares, 77 aviões e helicópteros participarão do desfile, que contará com a presença do presidente Putin.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.