metropoles.com

Odessa e Kiev farão toque de recolher em “Dia da Vitória” da Rússia

Ucranianos temem clima hostil e bombardeios na próxima segunda-feira (9/5), em comemoração anual realizada pelo Kremlin

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Leon Klein/Anadolu Agency via Getty Images
Edifício danificado na cidade ucraniana de Mariupol sob o controle de militares russos e separatistas pró-russosEdifício danificado na cidade ucraniana de Mariupol sob o controle de militares russos e separatistas pró-russos
1 de 1 Edifício danificado na cidade ucraniana de Mariupol sob o controle de militares russos e separatistas pró-russosEdifício danificado na cidade ucraniana de Mariupol sob o controle de militares russos e separatistas pró-russos - Foto: Leon Klein/Anadolu Agency via Getty Images

Líderes ucranianos começam a temer as comemorações russas do “Dia da Vitória”, que serão realizadas na próxima segunda-feira (9/5). A data marca a comemoração da derrota dos nazistas na Segunda Guerra, em 1945.

Na capital Kiev, o prefeito Vitali Klitschko pediu que a população evite sair de casa no domingo (8/5) e na segunda. Eventos públicos não serão realizados, e a orientação é de que comemorações da data sejam feitas de forma privada para não correr riscos.

“Não ignorem os sinais de alarme aéreo e se protejam imediatamente. Nos próximos dias, há uma grande probabilidade de bombardeios com mísseis em todas as regiões da Ucrânia. Fique atento e cuide de sua própria segurança”, destacou.

O temor é de que Vladimir Putin, presidente da Rússia, aproveite a data para declarar guerra de maneira formal para a Ucrânia. Um grande desfile será feito na praça Vermelha, coração de Moscou.

Já na cidade costeira de Odessa, no sul do país, o toque de recolher será aplicado das 22h de domingo às 17h de terça-feira (10/5).

A celebração do Kremlin vai reunir armamento pesado e “estrelas” bélicas para demonstrar o poderio de Putin, como o “avião do juízo final”, que será exposto pela primeira vez desde 2010.

Trata-se de uma versão modificada do modelo Iliuchin Il-80, feito para servir de centro de comando e controle para Putin caso ocorra uma guerra nuclear. O avião não tem janelas e é inteiramente pintado de branco para refletir a energia térmica e o clarão de explosões nucleares.

Além dele, o governo russo deve apresentar seus mísseis intercontinentais para intervenções nucleares, como o Sarmat e o Iars, armas de destruição em massa talhadas para uma Terceira Guerra Mundial.

Ao todo, 131 unidades de armas modernas e equipamentos militares, 77 aviões e helicópteros participarão do desfile, que contará com a presença do presidente Putin.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?