Obra de Niemeyer é incluída em lista de patrimônios sob perigo
A Feira Internacional Rachid Karameh de Trípoli foi projetada por Niemeyer em 1962
atualizado
Compartilhar notícia
Uma obra projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012) foi incluída, pela Organização das Nações Unidas (ONU), em uma lista de patrimônios em perigo. A Feira Internacional Rachid Karameh de Trípoli, alvo da decisão, fica no norte do Líbano.
A decisão da última terça-feria (24) se deve ao estado de conservação da obra arquitetônica. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a construção está em estado de conservação alarmante e carece de recursos.
A inclusão da construção na lista abre espaço para receber ajuda internacional, tanto de forma financeira quanto técnica.
O projeto da feira foi desenvolido por Niemeyer em 1962 e ocupa um espaço com extensão de cerca de 70 campos de futebol, em uma área entre o centro histórico de Tripoli e o porto de Al Mina.
Em Brasília (DF), Oscar Niemeyer projetou monumentos como a Catedral, o Teatro Nacional, e os ministérios da Esplanada. O arquiteto fez projetos de obras em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói (RJ) são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).