metropoles.com

Obama: Visita é “oportunidade histórica de interagir com povo cubano”

Presidente dos Estados Unidos viajou neste domingo (20/3) para estreitar laços com o país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
obama cuba
1 de 1 obama cuba - Foto: Reprodução/Twitter

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, abriu sua visita a Cuba dizendo que a passagem pela ilha é uma “oportunidade histórica” e demonstrando disposição para forjar laços com o ex-adversário. “É maravilhoso estar aqui”, afirmou Obama.

Empunhando um guarda-chuva em uma tarde chuvosa em Havana, o presidente dos EUA desceu do avião Força Aérea 1 e foi recebido por altos funcionários cubanos, mas não por Raúl Castro. O líder cubano frequentemente recepciona importantes figuras mundiais na chegada ao Aeroporto Internacional José Martí, mas não o fez desta vez. Em vez disso, Castro planeja cumprimentar Obama na segunda-feira no Palácio da Revolução.

A primeira parada de Obama foi um hotel de Havana, onde cumprimentou funcionários da Embaixada dos EUA e suas famílias e salientou a natureza histórica de sua visita – a primeira de um presidente dos EUA no cargo desde 1928, quando Calvin Coolidge chegou à ilha em um navio de guerra. “Esta é uma visita histórica, e é uma oportunidade histórica de interagir com o povo cubano”, disse Obama, junto da primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, e das filhas, Sasha e Malia. Dezenas de parlamentares e líderes empresariais dos EUA chegaram à ilha para acompanhar a visita de Obama.

O presidente dos EUA destacou o trabalho de três cubanos na missão diplomática norte-americana no país por décadas: um guarda, um motorista e um trabalhador da seção de vistos. Ele disse que os três uniam os povos cubano e norte-americano. Antes de os EUA reabrirem sua embaixada, o país tinha apenas seções de interesses comerciais em Havana. Ele agradeceu ainda as pessoas que trouxeram os filhos para conhecê-lo, dizendo esperar que, quando eles forem adultos, “pensem que é natural para um presidente dos EUA visitar Cuba”. Obama e sua família seguiriam para uma visita por Havana Velha a pé, incluindo a Catedral de Havana.

A ausência de Castro no desembarque de Obama despertou críticas do pré-candidato à Presidência dos EUA pelo Partido Republicano Donald Trump. “Uau, o presidente Obama acaba de desembarcar em Cuba, um grande acontecimento, e Raúl Castro nem estava lá para cumprimentá-lo. Ele cumprimentou o Papa e outros. Nenhum respeito”, disse Trump, em sua conta no Twitter.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?