metropoles.com

Obama deve anunciar em breve apoio a Kamala, afirma jornal americano

De acordo com o jornal NBC News, o ex-presidente teve várias conversas com Kamala Harris sobre sua campanha esta semana

atualizado

Compartilhar notícia

Chip Somodevilla / Getty Images
Foto colorida de Kamala Harris e Barack Obama juntos - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Kamala Harris e Barack Obama juntos - Metrópoles - Foto: Chip Somodevilla / Getty Images

O ex-presidente norte-americano Barack Obama e a vice-presidente e candidata à presidência Kamala Harris teriam mantido contato próximo desde que ela anunciou sua participação nas eleições deste ano, no domingo (21/7), afirma o jornal americano NBC News. O portal teria recebido a confirmação de que, em breve, Obama planeja apoiar publicamente a candidatura de Kamala.

O ex-presidente estaria esperando uma oportunidade, já que tem receio de o apoio público ofuscar o momento do presidente Joe Biden, que fez seu primeiro discurso pós desistência da corrida eleitoral na noite de quarta-feira (24/7).

“Ele tem mantido contato regular com ela e acha que ela teve um ótimo começo”, disse uma das fontes à NBC News. Os assessores de Obama e Harris teriam discutido a possibilidade de os dois políticos comparecerem juntos na campanha eleitoral, entretanto, nenhuma data teria sido definida.

Estratégias de campanha

Barack Obama teria oferecido a Kamala Harris conselhos sobre como montar a campanha e sobre outros aspectos da construção de uma candidatura bem-sucedida à Casa Branca.

Segundo a NBC News, na opinião do ex-presidente, Kamala “assumiu muita coisa em um tempo muito curto”. Dessa forma, o apoio publico de Obama seria uma forma de ajudar a unificar e impulsionar o Partido Democrata. As fontes teriam, ainda, afirmado que “espera-se que ele seja uma presença constante na campanha eleitoral neste outono.”

Apoio à Kamala Harris

Até o momento, Obama é um dos únicos democratas de alto perfil no país que ainda não endossou a candidatura de Harris. Enquanto outros líderes do partido se apresentaram para apoiá-la publicamente, ele manteve seu apoio privado.

O ex-presidente emitiu uma declaração no domingo (21/7), após a desistência de Joe Biden, elogiando o político e apoiando um processo para selecionar um novo candidato democrata, mas não apoiou Harris.

“Navegaremos por águas desconhecidas nos próximos dias”, disse Obama na declaração. “Mas tenho uma confiança extraordinária de que os líderes do nosso partido serão capazes de criar um processo do qual emergirá um indicado extraordinário.”

Amigos de longa data

Obama e Harris se conhecem há anos. A vice-presidente dos EUA foi uma das primeiras apoiadoras de Barack Obama, na campanha de 2008, e foi oradora em sua convenção de nomeação de 2012. Já Obama fez campanha para a vice quando ela concorria para a procuradora-geral na Califórnia e a apoiou quando ela concorreu ao Senado em 2016.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?