O que se sabe sobre o acidente aéreo na Coreia do Sul
Avião com 175 passageiros e seis tripulantes explodiu após sair da pista no Aeroporto Internacional de Muan, no sudoeste do país
atualizado
Compartilhar notícia
A manhã deste domingo (28/12) na Coreia do Sul – noite de sábado no Brasil – começou com a notícia trágica de um acidente aéreo envolvendo um um avião, Boeing 737-800, com 175 passageiros e seis tripulantes. O caso ocorreu no Aeroporto Internacional de Muan, no sudoeste do país.
A aeronave saiu da pista, após um problema no pouso, e explodiu ao bater contra a cerca de proteção do aeroporto. O acidente ocorreu por volta de 9h, no horário local. Até a manhã deste domingo, informações preliminares apontam 179 mortes e dois sobreviventes..
O momento exato da explosão foi registrado em vídeo. Veja:
O avião pertencia à companhia aérea Jeju Air flight. O voo, de número 2216, saiu de Bangkok, na Tailândia, às 4h30, no horário local, e tinha previsão inicial de chegada para às 8h30, na Coreia. Dos 175 passageiros a bordo, 173 eram sul-coreanos e dois tailandeses.
Possível causa do acidente
As autoridades locais suspeitam, inicialmente, que o mau funcionamento do trem de pouso do avião, possível causa do acidente, tenha sido provocado por uma colisão com pássaros momentos antes da aterrissagem.
A imagens do pouso mostram que o avião sai deslizando “de barriga” pela pista, antes de bater e explodir. A polícia coreana já instaurou investigação para apurar as causas do acidente.
A cidade de Muan, onde ocorreu a tragédia, fica na província de Jeolla do Sul, a cerca de 288 quilômetros da capital da Coreia, Seul.