O que são os ventos de Santa Ana que alastram incêndios na Califórnia
Os ventos de Santa Ana causam grandes danos às propriedades e aumentam o risco de incêndios florestais devido à seca
atualizado
Compartilhar notícia
Os incêndios florestais em Los Angeles, Califórnia, e arredores seguem devastando bairros, causando mortes e obrigando centenas de milhares de moradores a deixarem suas casas. O primeiro foco de fogo teve início na terça-feira (7/1), no bairro nobre de Pacific Palisades, entre as montanhas de Santa Monica e o Oceano Pacífico.
Um dos motivos pelos quais os bombeiros não conseguem conter os incêndios são os ventos de Santa Ana, que, secos, facilitam o início das chamas.
“Os ventos de Santa Ana ocorrem quando o ar de uma região de alta pressão sobre a região seca e desértica do sudoeste dos EUA flui para o oeste em direção à baixa pressão localizada na costa da Califórnia. Isso cria ventos secos que fluem de leste a oeste através das passagens nas montanhas do sul da Califórnia”, informou o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA (NWS, na sigla em inglês), em uma publicação.
De acordo com o NWS, esses ventos geralmente parecem quentes porque, “à medida que o ar frio do deserto desce pela encosta da montanha, ele é comprimido, o que faz com que a temperatura do ar aumente”.
Santa Ana causa grandes danos às propriedades e aumenta o risco de incêndios florestais devido à seca provocada pelos ventos e à velocidade com que podem espalhar as chamas pela paisagem.
Apesar de os ventos terem diminuído durante a noite dessa quarta-feira (8/1), enquanto os bombeiros tentavam conter as chamas, um novo foco de fogo surgiu em Hollywood Hills, fazendo com que as ordens de evacuação também fossem estendidas a Santa Monica.