NY: furacão Ida deixa ao menos 15 mortos. Prefeito declara estado de emergência
Segundo Bill de Blasio, cerca de 5,3 mil residências ficaram sem energia após a tempestade. Casas foram inundadas e carros ficaram submersos
atualizado
Compartilhar notícia
O prefeito de Nova York (Estados Unidos), Bill de Blasio, declarou estado de emergência na região após a chegada da tempestade Ida, que causou grandes enchentes. O anúncio foi feito na madrugada desta quinta-feira (2/9).
Em publicação nas redes sociais, o prefeito disse que a cidade passa por um “evento climático histórico”. O furacão já passou por outras regiões, como Mississipi, Alabama e Louisiana.
Segundo o Departamento de Polícia, 15 pessoas morreram em Nova York e Nova Jersey. Entre elas, uma criança de 2 anos, um homem de 50 anos e uma mulher de 48 anos. Eles foram encontrados inconscientes dentro de uma casa.
“Estamos enfrentando um evento climático histórico esta noite com chuvas recordes em toda a cidade, enchentes brutais e condições perigosas em nossas estradas”, escreveu nas redes sociais.
Bill de Blasio pediu que a população evite sair às ruas. “Se você está pensando em sair, não faça isso. Fique longe do metrô. Fique fora das estradas. Não dirija nessas águas pesadas”, alertou.
Segundo o prefeito, cerca de 5,3 mil residências ficaram sem energia após a tempestade. Nas redes sociais, moradores de Nova York compartilharam imagens do estrago deixado pelo fenômeno.
Destroyed all my newborns things pic.twitter.com/e4jS20AwqO
— el papi de salami (@salami_papi) September 2, 2021
Sunnyide, Queens pic.twitter.com/TUHhuADsmh
— Dustin Growick 🦖 (@DustinGrowick) September 2, 2021
A tempestade deixou ruas alagadas e carros submersos. Além disso, a água atingiu casas deixando móveis e eletrodomésticos inundados. Durante esta madrugada, agentes resgataram um homem deficiente e seu cachorro.
Eles estavam presos em um porão com um metro de profundidade. Segundo o Departamento de Polícia, ambos foram resgatados e estão seguros.
Furacão
Com ventos de até 230 km/h, o furacão Ida foi o quinto mais forte na história do continente. O número de mortos, no entanto, poderia ser bem maior, caso o sistema de diques fortificado construído ao redor de Nova Orleans não existisse.
A estrutura foi criada após o furacão Katrina, que deixou 1,8 mil mortos no local, em 2005.