Número de mortos por tempestade de neve chega a 57 nos EUA e Canadá
Onda de frio extremo e tempestade assolam região dos EUA e Canadá. “Nevasca do século” diminui intensidade, mas não é seguro sair de casa
atualizado
Compartilhar notícia
A tempestade de inverno mais rigorosa em décadas nos Estados Unidos (EUA) e Canadá causou ao menos 57 mortes, das quais 27 ocorreram no estado de Nova York, segundo atualização das autoridades norte-americanas, na noite dessa segunda-feira (26/12).
O presidente Joe Biden aprovou uma declaração de emergência no estado, que autoriza a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (Fema, na sigla em inglês) a coordenar esforços de socorro às vítimas na região afetada pela onda de frio extemo. As nevascas e o frio assolam a região desde 23 de dezembro.
“Estamos prontos para garantir que eles [os estados] tenham os recursos necessários para superar isso. Meu coração está com aqueles que perderam entes queridos neste fim de semana de feriado. Vocês estão nas orações minhas e de Jill”, escreveu o líder estadunidense.
Diante do fenômeno definido como “tempestade do século”, forças de segurança consideram a possibilidade do número de vítimas aumentar, pois o fenômeno deve perdurar pelas próximas semanas.
A governadora do estado, Kathy Hochul, defendeu que apesar da intensidade das tempestades ter diminuído, “é cedo demais para dizer que acabou”. Segundo ela, ainda é esperada uma queda de mais de 30 cm de neve.
“É claramente a tempestade de neve do século”, completou.
Segundo a emissora NBC News, as mortes nos EUA foram registradas em 12 estados: Colorado, Illinois, Kansas, Kentucky, Michigan, Missouri, Nebraska, Nova York (em situação mais grave), Ohio, Oklahoma, Tennessee e Wisconsin.
Nevasca em Nova York tem cenas que lembram “O Dia Depois de Amanhã”
Situação de alerta
As tempestades de inverno deixaram em alerta 200 milhões de pessoas em 48 dos 50 estados dos EUA. Após atingir o região Oeste, o frio chegou à costa leste americana no fim de semana.
Chamada de Elliot, a tempestade provoca fortes nevascas e temperaturas de até -50°C. Frustrou, ainda, o Natal de milhões de norte-americanos, que não conseguiram embarcar nos aeroportos. Mais de 15 mil voos foram cancelados, e centenas de condados ficaram sem energia.