Número de mortos após tempestade na Líbia sobe para 11,3 mil
Grupo humanitário Crescente Vermelho estima que mais de 10 mil pessoas seguem desaparecidas em Derna, na Líbia
atualizado
Compartilhar notícia
O grupo humanitário Crescente Vermelho divulgou, nesta quinta-feira (14/9), que o número de mortos em Derna, na Líbia, chegou a 11,3 mil. A tempestade Daniel, do último domingo (10/9), destruiu parte do país, derrubando casas e prédios.
A secretária-geral do Crescente, Maria el-Drese, informou à agência de notícias Associated Press que outras 10,1 mil pessoas seguem desaparecidas em Derna.
Autoridades locais, entre elas o prefeito Abdulmenam al-Ghaithi, acreditam que 20 mil podem ter morrido. Até o momento, 5,5 mil mortes foram confirmadas pelo governo local.
A cidade portuária de Derna foi a mais atingida. Duas barragens romperam perto da zona urbana, e as ruas acabaram tomadas pelas águas, levando pessoas, carros e edifícios.
A Organização Meteorológica Mundial informou que havia avisos de perigo 72 horas antes de a tempestade atingir a Líbia. Dessa forma, autoridades poderiam remover uma parte da população das áreas de perigo.
A Organização das Nações Unidas (ONU), a Turquia, os Emirados Árabes Unidos e a Palestina enviaram recursos e pessoal para as cidades atingidas pela tempestade na Líbia.
Divisão
A Líbia é dividida há 12 anos entre leste e oeste. Por esse motivo, os serviços públicos entraram em colapso, e as informações sobre números de mortes e desaparecidos estão desencontradas.