Número de mortes em deslizamento de terra em Mianmar sobe para 113
O acidente, que ocorreu próximo a uma mina de jade na cidade de Hpakant, foi caracterizado como o pior desastre do país nos últimos anos
atualizado
Compartilhar notícia
O número de mortos no deslizamento de terra perto de uma mina de jade no norte de Mianmar subiu para 113, informaram autoridades locais nesta segunda-feira (23/11). Há temores que mais de 100 pessoas desaparecidas possam estar mortas. Enquanto isso, soldados, policiais e voluntário fazem o trabalho de resgate para retirar os corpos dos escombros.
O acidente, que ocorreu na madrugada de sábado (21) no estado de Kachin, próximo a uma mina de jade na cidade de Hpakant, foi caracterizado como o pior desastre dos últimos anos.Mais cedo, autoridades disseram que os mortos eram em sua maioria homens que trabalham em busca de resíduos de jade para vender. As autoridades disseram que o acidente ocorreu por volta das 3h da manhã (no horário local), enterrando mais de 70 cabanas improvisadas onde os mineiros dormiam.
A maioria das vítimas é muito pobre, trabalhadores rurais. A mineração de jade atrai centenas de trabalhadores imigrantes de todo o país. Kachin é o lar de alguns das pedras de jade mais preciosas do mundo e a indústria gerou cerca de US$ 31 bilhões no ano passado, de acordo com a Global Witness, um grupo que investiga desvio de receitas de recursos.