metropoles.com

Número de armas nucleares aumenta em 2022, impulsionado pela Rússia

Relatório aponta que a Rússia, dona do maior arsenal nuclear do mundo, impulsionou o aumento de produção de ogivas nucleares no ano passado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Dunning/ Getty Images
Fotografia de uma ogiva nuclear dos Estados Unidos - Metrópoles
1 de 1 Fotografia de uma ogiva nuclear dos Estados Unidos - Metrópoles - Foto: Michael Dunning/ Getty Images

O número de ogivas nucleares operacionais no mundo aumentou em 2022, de acordo com relatório publicado nesta quarta-feira (29/3). O documento aponta que Rússia e China foram os principais responsáveis pelo aumento no último ano.

Até o início de 2023, as potências nucleares oficias acumularam 9.576 ogivas prontas para uso, 136 a mais que no ano anterior. As informações são do relatório Nuclear Weapons Ban, produzido pela ONG norueguesa Norsk Folkehjelp.

Segundo o documento, a capacidade destrutiva do atual arsenal nuclear no mundo é equivalente a “mais de 135 mil bombas de Hiroshima”.

Oficialmente, existem oito potências nucleares, são elas: Rússia, China, Estados Unidos, Reino Unido, Paquistão, Índia, França e Coreia do Norte. Israel é uma potência nuclear não oficial.

“Esse aumento é preocupante e dá continuidade a uma sequência iniciada em 2017”, alerta Grethe Østern, editor do Nuclear Weapons Ban Monitor.

De acordo com o relatório, o aumento se deve principalmente à produção de armas nucleares na Rússia, que tem o maior arsenal nuclear do mundo, com 5.889 ogivas operacionais, além da China, Índia, Coreia do Norte e Paquistão.

“A crise na Ucrânia mostra como as armas nucleares não criam paz ou estabilidade. Elas não impedem conflitos e incentivam a tomada de riscos que podem levar a uma guerra nuclear”, Henriette Westhrin, parceiro da Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares.

Na última semana, o presidente da Rússia, Vladimir Putin anunciou que posicionará armas nucleares táticas em Belarus, aliado que faz fronteira com a Ucrânia.

O estoque total de armas atômicas, incluindo as desativadas, diminuiu. Seu número total passou de 12.705 para 12.512 em um ano, devido à destruição de ogivas antigas na Rússia e nos Estados Unidos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?