Novo primeiro-ministro britânico será Boris Johnson ou Jeremy Hunt
Ex-prefeito de Londres, Johnson é o favorito; decisão será em prévias só com filiados ao Partido Conservador
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-prefeito de Londres e ex-ministro das Relações Exteriores do Reino Unido Boris Johnson enfrentará o atual chanceler, Jeremy Hunt, na última fase da disputa interna no Partido Conservador britânico pela vaga de primeiro-ministro do Reino Unido.
Os dois foram os finalistas depois de rodadas de votação entre os parlamentares do Partido Conservador para escolha dos nomes que serão submetidos agora a eleições primárias entre os filiados conservadores.
O controverso Johnson é o favorito. Entre os colegas parlamentares, teve o voto de 160, entre 313. Hunt foi escolhido por 77. Michael Gove, ministro do Meio Ambiente, foi eliminado na última rodada de votação. O favoritismo do ex-prefeito de Londres para substituir Theresa May é alimentado também pela avaliação de que será o mais duro defensor do Brexit (a saída do reino Unido do bloco europeu).
Johnson tem reiterado que, escolhido primeiro-ministro, entregará a saída do bloco mesmo sem acordo com a União Europeia, o chamado “hard Brexit”. Depois de dois adiamentos, o prazo final para a definição do futuro do Reino Unido é 31 de outubro.