Novo míssil da Coreia do Norte sobrevoa Japão e deixa mundo em alerta
De acordo com o governo japonês, não houve registro de quaisquer danos após o lançamento de míssil norte-coreano
atualizado
Compartilhar notícia
O Exército da Coreia do Sul disse que o regime de Kim Jong-un fez o lançamento de um míssil balístico nesta terça-feira (horário local) que sobrevoou o Japão, atravessando o espaço aéreo local e caindo no Mar do Japão. O novo teste deixou o mundo em estado de alerta.
De acordo com o Exército sul-coreano, os militares do país e dos Estados Unidos estavam analisando o lançamento, que ocorre semanas depois que Pyongyang fez um teste de míssil balístico intercontinental, que poderia chegar ao ponto de atingir os EUA se aperfeiçoado.
A Coreia do Norte também ameaçou lançar alguns dos seus mísseis em direção a Guam e expressou ira em relação aos contínuos exercícios militares realizados em conjunto por EUA e Coreia do Sul.Em um primeiro momento, a emissora de TV pública japonesa NHK informou que três mísseis balísticos de curto alcance haviam sido disparados, mas, posteriormente, o governo japonês informou que registrou o lançamento de apenas um míssil, que teria se dividido em três partes. De acordo com o governo do Japão, não houve registro de quaisquer danos após o lançamento de míssil norte-coreano.
Reação
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, disse aos jornalistas que vai pedir urgentemente uma reunião na Organização das Nações Unidas (ONU) para discutir uma resposta ao lançamento do míssil.
Abe disse que o governo estava “completamente ciente” e monitorando o lançamento de mísseis pela Coreia do Norte e que está preparado para proteger a vida das pessoas.
Abe ainda afirmou que o Japão estará preparado para responder “a todas as situações” sob a aliança bilateral com os EUA para proteger a segurança. Autoridades japonesas disseram que não houve danos a navios ou qualquer outra estrutura quando o míssil sobrevoou o Japão e caiu no mar.