Novo líder da Síria recebe autoridades da França, Alemanha e UE
Desde o colapso do regime Assad, comunidade internacional tem dado acenos positivos para líder jihadista que comanda a Síria atualmente
atualizado
Compartilhar notícia
O novo líder de fato da Síria, Abu Mohammed Al-Jolani, se reuniu com autoridades da França, Alemanha e União Europeia (UE) para discutir o futuro do país após a queda de Bashar al-Assad. A reunião aconteceu nesta sexta-feira (3/1) em Damasco.
A delegação europeia que visitou a Síria foi composta pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da França, Jean-Noel Barrot; a chanceler da Alemanha, Annalena Baerbock; e o encarregado de Assuntos da Missão da União Europeia, Michael Unmacht.
Após a reunião, a chanceler alemã afirmou que o encontro com Al-Jolani é uma “mensagem claro para os sírios”, além de um possível “novo começo político entre Europa e Síria”.
Com a visita da delegação europeia, a lista de autoridades internacionais que procuraram ter discussões com o novo governo sírio liderado pelo jihadista cresceu.
Al-Jolani, que recentemente adotou seu nome de batismo, Ahmed Al-Shara, já se reuniu com representantes de diversos países da região desde quando tomou o poder na Síria.
Comitivas da Organização das Nações Unidas (ONU), Reino Unido, Estados Unidos e Ucrânia também visitaram Damasco após a queda de Assad. Eles foram recebidos por Al-Jolani vestido com ternos bem cortados e camisas sociais, em uma tentativa do novo líder sírio de se desvencilhar do passado jihadista.
Apesar dos acenos internacionais, o futuro da Síria, comandada atualmente por um governo interino, segue incerto.