metropoles.com

Nova presidente do Peru quer adiantar eleições do país para 2024

No Peru, Dina Boluarte assumiu a presidência depois da tentativa de golpe e prisão de Pedro Castillo. Novas eleições só ocorreriam em 2026

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reuters
2022-12-12t072508z-1-lwd603512122022rp1-rtrwnev-e-6035-peru-politics (1)
1 de 1 2022-12-12t072508z-1-lwd603512122022rp1-rtrwnev-e-6035-peru-politics (1) - Foto: Reuters

Dina Boluarte, eleita nova presidente do Peru na última quarta-feira (7/12) depois do impeachment do então Chefe de Estado Pedro Castillo, anunciou que enviou ao Congresso do país um projeto de lei para antecipar as eleições presidenciais de 2026 para abril de 2024.

Durante declaração pública na madrugada desta segunda-feira (12/12), a presidente afirmou tomar a decisão depois de interpretar a “vontade da cidadania”.

“Tenho plena consciência de que fui eleita, como já indiquei, no partido do governo que venceu legitimamente as eleições de 2021. E enfatizei que não se tratava de um cheque em branco, mas de um compromisso com a nação peruana”, ressaltou.

O pronunciamento de Boluarte ocorreu depois de uma escalada nos protestos pela situação política no Peru. No último domingo (11/12), dois jovens morreram em embate com policiais no sul do país, durante manifestações pró-Castillo que pedem a renúncia de Boluarte e a realização de novas eleições.

Outros protestos pedem, ainda, o fechamento do Congresso, o retorno de Castillo e uma nova Constituição.

O presidente do Congresso peruano, José Williams Zapata, informou que vai analisar o projeto até a próxima quarta-feira (14/12).

O impeachment

O parlamento peruano declarou o impeachment e a prisão de Pedro Castillo depois que o ex-presidente do país ameaçou fechar o Congresso e governar por meio de decretos. Os parlamentares alegaram “incapacidade moral permanente” e, com 101 votos a favor, destituíram o líder esquerdista.

As eleições que levaram Castillo ao poder passaram por momentos controversos, a começar pela votação.

No primeiro turno das eleições, o candidato recebeu 2,7 milhões, cerca de 10% do eleitorado do país. O político tomou posse no dia 28 de julho de 2021, após enfrentar inúmeras ações judiciais que pediam o adiamento da posse.

Depois do impeachment de Castillo, o parlamento convocou a vice-presidente da chapa Dina Boluarte para tomar frente do país, a primeira mulher da história do Peru a chegar até o cargo da presidência. Durante a posse, a nova Chefe de Estado declarou que Pedro Castillo tentou aplicar um golpe, mas o Congresso o havia impedido.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?