Nova pesquisa nos EUA mantém Kamala à frente de Trump: 49% a 46%
Levantamento do NYT/Siena mostra Kamala Harris à frente do ex-presidente Donald Trump por 3 pontos percentuais, na corrida pela Casa Branca
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisa realizada pelo New York Times/Siena mostra que Kamala Harris voltou a crescer nas pesquisas eleitorais para presidente dos Estados Unidos, após uma desaceleração em setembro. Levantamento divulgado nesta terça-feira (8/10), mostra a vice-presidente com 49% das intenções de voto e o ex-presidente Donald Trump com 46%. Vantagem ligeramente superior à margem de erro, que é de 2,4 pontos percentuais.
O levantamento foi realizado entre os dias 29 de setembro e 6 de outubro e ouviu 3.385 eleitores.
Na pesquisa realizada em setembro, logo após o debate presidencial organizado pela ABC News, os dois candidatos estavam empatados com 47% das intenções de votos.
Vendo a desaceleração de seu crescimento, analistas do Times apontam que Kamala passou a consolidar o apoio entre os eleitores mais velhos e começou “invadir” parte do eleitorado republicano.
Agente de mudança
A análise do Times revelou que os eleitores enxergam Kamala Harris como a “agente da mudança”, um fator crítico em uma eleição em que a população tem dito repetidamente aos pesquisadores que acreditam que a nação está indo na direção errada.
A pesquisa Times/Siena revelou que os eleitores, ao serem questionados sobre qual dos candidatos representavam a mudança nesta eleição, 46% disseram que é Kamala e 44% disseram que é Trump.
Entre os eleitores não brancos, Kamala possuiu uma ampla vantagem, com 61% das intenções, contra 29% de Trump.
Entre os eleitores mais jovens, a vice-presidente aparece com 58% da intenções de votos e Trump, com 34%.
A pesquisa ainda descobriu que 43% dos prováveis eleitores, sendo 13% deles republicanos, acham Kamala Harris mais divertida que Trump.