metropoles.com

Nos EUA, Melania Trump critica política migratória do marido

Primeira-dama afirmou esperar uma reforma das leis de imigração americana num acordo entre democratas e republicanos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alex Wong/Getty Images
Melania Trump
1 de 1 Melania Trump - Foto: Alex Wong/Getty Images

A primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, criticou a política migratória de tolerância zero do governo de seu marido e disse odiar ver famílias separadas na fronteira do país. Ela afirmou esperar uma reforma das leis de imigração americana num acordo entre democratas e republicanos, informou um comunicado de seu gabinete no domingo (17/6).

A porta-voz da primeira-dama, Stephanie Grisham, afirmou que Melania acredita nos EUA como um país “capaz de seguir todas as leis, mas também de governar com o coração”.

A declaração sugere tratamento de questões migratórias pelo Congresso, mas legisladores democratas afirmam que nenhuma lei determina a separação de crianças e pais na fronteira.

A separação é consequência de uma nova política do governo de Donald Trump, em vigor desde maio, buscando maximizar os processos criminais contra pessoas pegas em flagrante tentando entrar nos EUA ilegalmente – o secretário de Justiça, Jeff Sessions, chamou a política de “tolerância zero”. Mais adultos foram presos e, como resultado, foram separados de seus filhos.

A ex-primeira-dama republicana Laura Bush se juntou às críticas, chamando a política de separação de “cruel” e “imoral”. Em uma coluna para o Washington Post, ela comparou o caso aos campos de internação para nipo-americanos durante a Segunda Guerra Mundial.

A participação no debate político é incomum tanto para Melania quanto para Laura. Segundo estatísticas do governo americano, cerca de 2 mil meninos e meninas foram separados de seus parentes durante um período de seis semanas, entre abril e maio.

A porta-voz da primeira dama divulgou o comunicado depois que imagens de crianças chorando foram mostradas nos canais de televisão e mídia online por vários dias. Na sexta-feira (16), o presidente Trump disse odiar ver crianças serem levadas de seus pais, mas culpou o Partido Democrata pela lei que estabelece a separação.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?