metropoles.com

No Canadá, Zelensky é criticado por aplaudir de pé veterano nazista

O Parlamento do Canadá, em Ottawa, homenageou Yaroslav Hunka, de 98 anos, durante visita do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images/ Katherine KY Cheng
Foto colorida de Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia - Metrópoles - Foto: Getty Images/ Katherine KY Cheng

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, aplaudiu de pé um ex-integrante de uma unidade militar nazista e foi criticado pela ação. O comportamento do líder ucraniano deu luz a uma das narrativas para a invasão russa ao país vizinho, que era para combater o avanço do nazismo no Leste Europeu.

A cena aconteceu na última sexta-feira (22/9), quando Zelensky participou de uma uma sessão no Parlamento do Canadá, em Ottawa, ao lado do primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau. Em determinado momento, o presidente da Câmara dos Comuns, Anthony Rota, destacou a presença de Yaroslav Hunka, de 98 anos, na plateia.

Hunka foi aplaudido e mencionado como “um herói de guerra” que lutou pela Primeira Divisão Ucraniana.

No entanto, o presidente da Câmara dos Comuns não mencionou que a Primeira Divisão Ucraniana, também conhecida como 14ª Divisão de Granadeiros das Waffen-SS, era aliada das tropas de assalto nazistas, o fronte da ideologia do regime de Adolf Hitler.

A 14ª Divisão de Granadeiros das Waffen-SS se instalou na Galícia, região da Ucrânia, e era responsável por combater as tropas da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

Reação

Depois da homenagem ao veterano de guerra, grupos judaicos canadenses se manifestaram contra o ato.

Anthony Rota apresentou um pedido de desculpas nesse domingo (24/9) depois de afirmar que tomou conhecimento que Yaroslav Hunka fazia parte de uma importante unidade militar nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

“Nos meus comentários após o discurso do presidente da Ucrânia, homenageei um indivíduo na galeria. Posteriormente, tomei conhecimento de mais informações que me fazem lamentar a minha decisão de fazer isso”, disse Rota em seu comunicado.

“Quero particularmente estender as minhas mais profundas desculpas às comunidades judaicas no Canadá e em todo o mundo. Aceito total responsabilidade pelas minhas ações”, completou o presidente da Câmara dos Comuns.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?