metropoles.com

No Brics, Dilma defende “plataforma de cooperação com o sul global”

A ex-presidente Dilma Rousseff ressaltou que Banco do Brics criação de uma infraestrutura financeira baseada no multilateralismo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Dilma no Brics
1 de 1 Dilma no Brics - Foto: Reprodução

A ex-presidente Dilma Rousseff, que é atualmente presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, na sigla em inglês) – também conhecido como Banco do Brics – discursou, na manhã desta quarta-feira (23/10), na cúpula do bloco. Durante a fala, a brasileira defendeu que novos membros vão reforçar o Banco do Brics como “plataforma de cooperação” do sul global.

“Outro item que está no topo da lista de prioridades do NDB é  a expansão do número de membros. Novos membros reforçam o papel do banco de ser uma plataforma de cooperação entre os países do sul global.  A crescente interconexão entre nós, por sua vez, facilita a criação de uma infraestrutura financeira baseada no multilateralismo e em um mundo multipolar e reforça essa dinâmica”, discursou Dilma.

Ainda de acordo com a fala, os resultados positivos alcançados pelo NDB nos últimos trimestres permitiram a aprovação de uma importante redução dos custos dos empréstimos para os nossos países membros, “um pedido de longa data dos nossos acionistas”.

Dilma e Putin

Dilma e Putin, presidente da Rússia, se encontraram em uma reunião, nessa terça-feira (22/10). O encontro antecedeu a 16ª Cúpula do Brics, em Kazan, na Rússia.

“O aumento dos pagamentos em moedas locais permite reduzir as taxas de serviço da dívida, aumentar a independência financeira dos países-membros do Brics, minimizar os riscos geopolíticos e, tanto quanto possível no mundo de hoje, libertar o desenvolvimento econômico da política”, defendeu Putin.

Dilma indicou que: “Neste momento, os países do sul global necessitam urgentemente de financiamento e as condições para o obter são bastante complexas”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?