metropoles.com

No Brasil, secretário dos EUA defende Forças Armadas sob gestão civil

Em discurso no Brasil, Lloyd Austin, secretário de Defesa dos EUA, afirmou que “a democracia é o símbolo das Américas”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
U.S. Navy Petty Officer 2nd Class James K. Lee
Lloyd J. Austin III, secretário de Defesa dos EUA
1 de 1 Lloyd J. Austin III, secretário de Defesa dos EUA - Foto: U.S. Navy Petty Officer 2nd Class James K. Lee

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd J. Austin III (foto em destaque), afirmou nesta terça-feira (26/7) que “a democracia é o símbolo das Américas” e que as Forças Armadas devem se manter “sob firme controle civil”.

“Nossos países não estão unidos apenas pela geografia. Também estamos próximos por nossos interesses e valores comuns – por nosso profundo respeito aos direitos humanos e à dignidade humana, nosso compromisso com o Estado de Direito e nossa devoção à democracia”, disse Austin.

O secretário está no Brasil para a 15ª edição da Conferência de Ministros de Defesa das Américas (CMDA). O evento tem como objetivo “promover o conhecimento recíproco, a análise, o debate, a troca de ideias e de experiências na área da Defesa e da Segurança”, segundo a organização.

Austin tem 41 anos de carreira militar e faz parte do Conselho de Segurança Nacional norte-americano, que trata de assuntos relativos à soberania americana.

Em seu discurso, o secretário defendeu que as instituições sejam transparentes e que as instituições militares de Defesa sejam comandados por civis.

“Como disse o presidente Biden na Cúpula das Américas, ‘é nosso dever mostrar ao nosso povo o poder das democracias de entregar quando as democracias trabalham juntas’. Investiremos em soluções regionais que aprofundem nossa segurança compartilhada. Trabalharemos juntos para construir instituições de Defesa transparentes, lideradas por civis e eficazes.”

“Agora, uma dissuasão confiável exige forças militares e de segurança que estejam prontas, capazes e sob firme controle civil. E exige ministérios de Defesa que atendam seus cidadãos de forma transparente e sem corrupção”, completou.

Austin também ressaltou como a Covid-19, mudanças climáticas e imigração ilegal são problemas que “não respeitam fronteiras”. Além disso, ele anunciou que, em 2023, o Departamento de Defesa dos EUA distribuirá U$ 115 milhões em financiamentos a países parceiros.

“Poderes autocráticos trabalham para minar a ordem internacional estável, aberta e baseada em regras em nossa região. Isso inclui esforços da República Popular da China para ganhar influência regional. O Estado de Direito, os direitos humanos e a dignidade humana foram atacados em nossa região.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?