Nikki Haley vence Trump pela 1ª vez nas primárias republicanas dos EUA
Nikki Haley conseguiu a vitória nas primárias do partido Republicano em Washington DC, mas ainda está longe de bater Trump no geral
atualizado
Compartilhar notícia
Nikki Haley tornou-se a primeira mulher a vencer uma primária republicana para as eleições dos Estados Unidos. Também foi a primeira vitória dela diante de Donald Trump, que continua bem à frente nas disputas do partido.
O triunfo de Haley aconteceu no Distrito de Columbia, em Washington DC. Ela alcançou 62,9% dos votos, contra 33,2% do ex-presidente. No sistema eleitoral dos EUA, isso significa que vai receber 19 delegados. Uma representação muito pequena para atingir os 1.215 delegados necessários em uma indicação do partido Republicano.
Até agora, o ex-presidente dos EUA tem 247 delegados. Haley, 43.
Trump é favorito diante de Nikki Haley
Trump levou as primeiras oito disputas para representar a sigla diante do partido Democrata (que provavelmente será terá Joe Biden como candidato), e por uma boa margem. Mesmo assim, foi uma vitória bastante comemorada pela equipe de Haley.
“Não é surpreendente que os republicanos mais próximos da disfunção de Washington estejam rejeitando Donald Trump e todo o seu caos”, disse a porta-voz da campanha, Olivia Perez-Cubas.
A conquista acontece às vésperas da chamada Superterça (5/3), quando 15 estados vão fazer suas primárias.
Enquanto isso, nesta segunda-feira (4/3), a Suprema Corte dos EUA planeja emitir pelo menos uma decisão sobre o caso de Trump e o estado do Colorado. Uma instância inferior da Justiça proibiu que o ex-presidente concorresse no estado, ao acusá-lo de participar de insurreição durante o ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021.