Nigéria anuncia suspensão do Twitter por tempo indeterminado
A decisão foi tomada após a rede social ter deletado publicações do presidente nigeriano, Muhammadu Buhari
atualizado
Compartilhar notícia
O governo da Nigéria suspendeu, por tempo indeterminado, as operações do Twitter no país. O comunicado foi feito nesta sexta-feira (4/6) na própria rede social.
“O Ministro da Informação e Cultura, Alhaji Lai Mohammed, anunciou a suspensão em um comunicado divulgado em Abuja na sexta-feira, citando o uso persistente da plataforma para atividades que são capaz de minar a existência corporativa da Nigéria”, afirma a nota.
O ministro também disse que o governo está procurando outras mídias sociais para o país. A ação acontece dois dias depois que a rede social do passarinho deletou um tweet do presidente Muhammadu Buhari. “O Twitter pode ter suas regras, mas não são regras universais. Se um presidente está extremamente preocupado com alguma coisa, ele é livre para dizê-lo”.
Entenda
Na última quarta-feira (2/6), o Twitter deletou duas mensagens do presidente nigeriano. Segundo a rede social, o chefe de estado quebrou as regras de uso da plataforma.
No post, ele ameaçava os responsáveis pela atual violência no sudeste do país africano. “Muitos daqueles que se comportam mal hoje são muito jovens para estarem cientes da destruição e perda de vidas que ocorreram durante a Guerra Civil da Nigéria. Aqueles de nós que ficaram nos campos por 30 meses, que passaram pela guerra, vão tratá-los na língua que eles entendam”, escreveu, referindo-se à guerra de dois anos entre a Nigéria e Biafra, que matou de um a três milhões de pessoas entre 1967 e 1970.