Nevasca deixa milhões de pessoas sem energia elétrica no Texas
Nesse domingo (14/2), o presidente dos EUA Joe Biden declarou estado de emergência no estado
atualizado
Compartilhar notícia
Uma grande nevasca no Texas, Estados Unidos, foi a responsável por deixar diversas cidades sem energia elétrica, na manhã desta segunda-feira (15/2). De acordo com o portal Power Outage.us, empresa responsável pelo abastecimento elétrico das cidades, pelo menos 2,6 milhões de pessoas foram prejudicadas com a tempestade.
Ainda que o clima do estado seja mais temperado do que em outras regiões norte-americanas, a onda de frio se mostrou tão intensa que, no domingo (14/2), o presidente Joe Biden declarou estado de emergência no Texas. As autoridades do local recomendam que os habitantes e turistas aumentem os cuidados caso seja necessário sair de casa.
Segundo informações da Electric Reliability Council do Texas, é possível que o estado ainda esteja sem energia elétrica na terça-feira (15/2). A empresa anunciou ainda que, em média, 34 mil megawatts de usinas movidas a carvão e de ofertas de gás natural foram desligadas devido às condições climáticas.
Em nota, o Serviço Meteorológico Nacional explicou uma das razões do ocorrido: “Este tempo se deve à combinação de um forte aumento da pressão ártica que fornece temperaturas abaixo de zero e uma faixa de tempestade ativa que carrega ondas de precipitações”.
As baixas temperaturas e tempestades atingiram, também, outros estados do país, como Louisiana, Alabama, Oregon, Oklahoma, Kansas, Kentucky, Mississippi e Arkansas.