metropoles.com

“Quando Israel luta com o Hamas, luta com o Irã”, diz Netanyahu

Nos Estados Unidos, Benjamin Netanyahu insinuou que o Hamas é apenas um fantoche do Irã no Oriente Médio

atualizado

Compartilhar notícia

Kent Nishimura/Getty Images
Imagem colorida mostra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, durante discurso no Congresso dos EUA - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, durante discurso no Congresso dos EUA - Metrópoles - Foto: Kent Nishimura/Getty Images

Durante discurso no Congresso dos Estados Unidos nesta quarta-feira (24/7), o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, acusou o Irã de está por trás de todos os “inimigos” de Israel no Oriente Médio.

“Quando Israel luta com o Hamas, estamos lutando contra o Irã. Quando lutamos contra o Hezbollah, estamos lutando contra o Irã. Quando lutamos contra os Houthis, estamos lutando contra o Irã. E, quando nós lutamos contra o Irã, estamos lutando contra o terrorismo radical”, declarou Netanyahu durante longo discurso no Parlamento dos EUA.

De acordo Netanyahu, Israel não luta a guerra na Faixa de Gaza e enfrenta hostilidades no Oriente Médio apenas por seu próprio território, e que a América pode ser o próximo alvo iraniano.

“Nós não estamos protegendo apenas Israel, nós estamos protegendo os Estados Unidos”, declarou. “Nossos inimigos são os seus inimigos. Nossa luta é a luta de vocês. Nossa vitória é a sua vitória”, completou.

Durante o discurso, que durou quase uma hora, Netanyahu pediu união e apoio dos EUA contra o governo iraniano.

“Para que as forças da civilização triunfem, a América e Israel devem permanecer unidos contra o eixo do terror liderado pelo Irã”, disse Netanyahu.

Sob protestos de manifestantes a favor da causa Palestina, o primeiro-ministro ainda acusou o Irã de financiar os atos no Capitólio durante sua estadia nos EUA.

Aiatolá responde

Ao mesmo tempo em que Netanyahu discursava no Congresso norte-americano, o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, usou o X (antigo Twitter) para alfinetar o líder israelense.

“A força da resistência é cada vez mais evidente a cada dia”, escreveu o aiatolá Ali Khamenei. “Um enorme sistema em todas as dimensões militares, políticas e econômicas, como os Estados Unidos apoia os sionistas [Israel] na luta contra o Hamas. Mas eles não foram capazes de os pôr de joelhos”, disse.

Desde o início da guerra na Faixa de Gaza, Israel tem acusado o regime islâmico de estar por trás não só do Hamas, como também de outros grupos na região como rebeldes no Iraque, Síria, além do Hezbollah e os Houthis.

O governo iraniano, no entanto, nunca admitiu oficialmente o financiamento de grupos rebeldes na região que entraram em conflito com forças israelenses após o início do conflito em Gaza.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?