metropoles.com

Netanyahu diz que prioridade de Israel é parar programa nuclear do Irã

Segundo Netanyahu, atingir o programa nuclear iraniano é o “objetivo mais elevado” das Forças de Defesa de Israel (FDI)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jack Guez -Pool/Getty Images
O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu fala durante uma conferência de imprensa no Centro Médico Sheba Tel-HaShomer
1 de 1 O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu fala durante uma conferência de imprensa no Centro Médico Sheba Tel-HaShomer - Foto: Jack Guez -Pool/Getty Images

Em meio as diversas frentes de batalha no Oriente Médio, Benjamin Netanyahu afirmou que o objetivo de Israel no Irã é “parar o programa nuclear” do regime liderado pelo aiatolá Ali Khamenei. A declaração do premiê israelense aconteceu nesta quinta-feira (31/10).

“O objetivo mais elevado que estabeleci para as Forças de Defesa de Israel e as forças de segurança é impedir que o Irã obtenha armas nucleares”, declarou Netanyahu durante uma formatura de novos oficias israelenses. “Parar o programa nuclear continua a ser uma prioridade das nossas mentes. Não retirei, não retiramos e não tiraremos os olhos deste objetivo”, afirmou o líder israelense.

A declaração do primeiro-ministro de Israel acontece dias após as FDI bombardearem o Irã, em retaliação aos ataques do país contra o território israelense em 1º de outubro. 

Antes dos bombardeios, houve a expectativa de que instalações nucleares do Irã pudessem ser os alvos da ação. Contudo, além de não atingir tais locais, o ataque israelense não provocou grandes danos ao território iraniano.

Há alguns anos, o avanço nuclear do Irã é alvo de preocupação da comunidade internacional, apesar de o programa iraniano ainda estar cercado de mistérios.

Em uma avaliação de abril, o chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, afirmou que o Irã levaria apenas algumas semanas para ter urânio enriquecido ao nível necessário para a construção de uma bomba nuclear.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?