Netanyahu diz que “Irã vai pagar” por ataques contra Israel
Benjamin Netanyahu chamou de “grande erro” os ataques do Irã contra Israel, e prometeu vingança contra o regime iraniano
atualizado
Compartilhar notícia
Após Israel ser atacado pelo Irã, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu prometeu vingança contra o país, e afirmou que o regime do aiatolá Ali Khamenei “irá pagar por isso”. A declaração do premiê israelense aconteceu nesta terça-feira (1º/10), horas após a ação.
“O Irã cometeu um grande erro esta noite e pagará por isso”, disse Netanyahu no primeiro pronunciamento após os bombardeios. “O regime de Teerã não compreende nossa determinação em nos defender e retaliar. Seguiremos nossa regra: Quem nos atacar será atacado”.
Além do Irã, Netanyahu prometeu agir contra grupos armados na região que tentem agredir o território israelense.
“Israel está avançando e o ‘eixo do mal’ está recuando. Faremos o necessário para manter esse movimento e alcançar nossos objetivos”, declarou.
Uma possível retaliação ao ataque iraniano já havia sido ventilada pelo porta-voz do exército de Israel, Daniel Hagari. O governo dos Estados Unidos, mais cedo, também ameaçou agir contra o Irã após a ofensiva que mirou o território israelense.
Bombardeio do Irã
Centenas de projéteis foram lançados pelo Irã contra Israel, nesta terça-feira (1º/10), acendendo um alerta geral na região. A ação chegou a atingir a capital do país, Tel Aviv, e a cidade sagrada de Jerusalém.
Segundo o regime iraniano, a ação é uma resposta aos assassinatos de lideranças do Hamas e Hezbollah.
Apesar do poder bélico, as Forças de Defesa de Israel (FDI) afirmaram que a maioria dos mísseis foram interceptados pelo sistema de defesa aéreo do país. Não houveram mortes durante o ataque.