Netanyahu avisa ao Hamas: “Agora vamos começar uma operação terrestre”
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, descartou qualquer tipo de conciliação política com o Hamas
atualizado
Compartilhar notícia
Em um pronunciamento feito à nação de Israel na tarde desta quarta-feira (25/10), o primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, afirmou que as forças de segurança israelenses se preparam para uma invasão terrestre à Faixa de Gaza. “Estamos despejando sobre o Hamas fogo intensivo. Já conseguimos esse objetivo, e isso é apenas o início. Agora vamos começar uma operação terrestre”, disse Netanyahu.
O primeiro-ministro israelense ainda descartou uma possível conciliação política e acrescentou: “Trabalhamos em torno do relógio para concretizar os objetivos da guerra. O que está na nossa frente é uma única coisa: salvar o país e conseguir atingir a vitória.”
Há 18 dias, Israel declarou guerra contra o grupo palestino Hamas, e os dois têm se enfrentado diretamente desde então. O conflito começou depois que o grupo palestino realizou um ataque surpresa contra Israel, no dia 7/10, como resposta ao que os palestinos classificam como “agressão sionista”.
De acordo com os últimos dados disponibilizados, mais de 6 mil pessoas já morreram no combate entre Israel e Hamas. Segundo o Ministério da Saúde da Palestina, o conflito deixou 4,6 mil mortos e 14,2 mil feridos na Faixa de Gaza. Em Israel, são 1,4 mil mortos.
Em duas semanas de conflito, mais de 18 mil pessoas foram feridas, sendo a maioria de palestinos, e mais de 1 milhão de pessoas tiveram que deixar as próprias casas, de acordo com o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado no sábado (21/10).