metropoles.com

Netanyahu anuncia plano para destino de Gaza no pós-guerra

O plano apresentado por Netanyahu prevê que Israel mantenha controle de segurança e militar a oeste da Jordânia

atualizado

Compartilhar notícia

Kena Betancur/Getty Images
Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu -- Metrópoles
1 de 1 Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu -- Metrópoles - Foto: Kena Betancur/Getty Images

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, apresentou nesta sexta-feira (23/2), pela primeira vez, planos para a Faixa de Gaza no pós-guerra. A proposta foi entregue ao gabinete de segurança isralense.

O plano prevê que Israel mantenha controle de segurança e militar na região que inclui a Cisjordânia ocupada e Gaza. Segundo informações são da Al Jazeera, o documento ainda reafirma a negativa a um “reconhecimento unilateral” de um Estado palestino.

Em reação, o porta-voz Nabil Abu Rudeineh, da Autoridade Palestina, defendeu que Gaza só fará parte do Estado Palestino independente, tendo Jerusalém como sua capital. A informação é da agência estatal Wafa.

Ele ainda afirmou que quaisquer planos em contrário estão fadados ao fracasso “Israel não terá sucesso nas tentativas de alterar a realidade geográfica e demográfica na Faixa de Gaza”, disse.

A atual ofensiva israelense teve início após o ataque-surpresa promovido pelo Hamas em 7 de outubro. Na ocasião, o grupo extremista matou 1,2 mil pessoas e levou cerca de 240 reféns. Desde então, o governo de Israel promove uma ofensiva, com bombardeios e incursões terrestres, e um cerco à região.

Conforme relatório do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (Ocha, sigla em inglês), a guerra resultou em cerca de 29,5 mil mortos na Palestina, além de mais de 69 mil feridos. As informações partem do Ministério da Saúde de Gaza, que é controlado pelo Hamas.

Israel, embora enfrente pressões internacionais para frear o conflito, tem se comprometido na busca de três objetivos: libertar os reféns, destruir o Hamas e garantir que a Faixa de Gaza não represente mais uma ameaça à existência do Estado de Israel.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?