metropoles.com

Negociações de paz sobre Gaza terminam no Catar em clima de incerteza

Nova rodada de negociações de paz sobre a Faixa de Gaza terminou no Catar, mas com clima de indefinição, apesar do otimismo de mediadores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hassan Jedi/Anadolu via Getty Images
Imagem colorida mostra crianças em destroços na Faixa de Gaza - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra crianças em destroços na Faixa de Gaza - Metrópoles - Foto: Hassan Jedi/Anadolu via Getty Images

As negociações de paz sobre a Faixa de Gaza chegaram ao fim nesta sexta-feira (16/8), em Doha, com um clima de indefinição apesar da “atmosfera positiva” citada em declaração conjunta dos mediadores do encontro.

Catar, Estados Unidos e Egito trabalharam em conjunto para mediar a nova tentativa de negociar um cessar-fogo para o conflito. A reunião contou com representantes de Israel. O Hamas, no entanto, decidiu não enviar uma delegação para Doha.

De acordo com comunicado conjunto divulgado pelos três governos, os EUA apresentaram uma proposta que “preenche as lacunas restantes” para a implementação do plano de cessar-fogo divulgado por Joe Biden, em maio.

Ainda segundo a declaração, autoridades dos governos de Catar, Estados Unidos e Egito vão se reunir no Cairo, antes do fim da próxima semana. O objetivo da nova reunião é “concluir o acordo sob os termos apresentados hoje”.

Após o fim da reunião, Benjamin Netanyahu disse esperar que a nova reunião exerça pressão para que o Hamas aceite os termos do acordo, dando a entender que o teor das negociações agradou o governo israelense.

“Os princípios fundamentais de Israel são bem conhecidos dos mediadores e dos EUA, e Israel espera que a sua pressão leve o Hamas a aceitar os princípios do 27 de Maio, para que os detalhes do acordo possam ser implementados”, disse um comunicado divulgado pelo gabinete do primeiro-ministro de Israel.

O Hamas, até o momento, não se pronunciou sobre a nova rodada de negociações.

Já o presidente dos EUA, Joe Biden, se mostrou confiante quanto a uma possível implementação do acordo, mas disse que ainda é preciso trilhar um caminho até lá.

“Não quero dar azar a nada, podemos ter algo”, declarou o democrata a repórteres na Casa Branca. “Mas ainda não chegamos lá”, afirmou.

Divergências nos termos do acordo têm sido os principais obstáculos para que o cessar-fogo saia do papel. Desde a apresentação da proposta, Hamas e Israel têm se acusado mutuamente de não respeitar ou concordar com os pontos da negociação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?