Negociações na COP29 são suspensas temporariamente por falta de acordo
Delegações de países insulares e em desenvolvimento dizem que documento sobre financiamento não considera as regiões mais vulneráveis
atualizado
Compartilhar notícia
A COP 29, conferência do clima da ONU, está suspensa depois que delegações de estados insulares e de países em desenvolvimento abandonaram neste sábado (23/11) uma reunião de negociação sobre o financiamento para as mudanças climáticas.
As delegações argumentam que o projeto de acordo que está na mesa de negociações não considera as reais necessidades dos países mais vulneráveis.
“Saímos temporariamente, mas continuamos interessados nas negociações até chegarmos a um acordo justo”, disse Evans em seu perfil no Twitter/X.
Njewa é presidente do grupo dos países menos desenvolvidos nas negociações da ONU sobre alterações climáticas.
Ilhas e países costeiros, como Cabo Verde e Bahamas, por exemplo, têm pouca produção industrial, mas estão na lista de lugares mais afetados pelas mudanças do clima.
A conclusão da COP29 já está atrasada com a falta de um acordo. O evento era para ter sido concluído na sexta-feira (22/11), mas se arrasta enquanto os países tentam chegar a um acordo.
O rascunho inicial previa um financiamento de US$ 250 bilhões anuais dos países ricos, um número bem abaixo da expectativa dos envolvidos nas negociações.