metropoles.com

Navio se mexe um pouco, mas continua encalhado no Canal de Suez

Expectativa é de que canal responsável por 10% do comércio mundial seja liberado no início da próxima semana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Ever Given
1 de 1 Ever Given - Foto: Divulgação

O cargueiro Ever Given, que está encalhado e bloqueando o Canal de Suez, no Egito, se moveu neste sábado (27/3), mas não o suficiente para voltar a flutuar e liberar o tráfego no local.

Segundo os responsáveis pela operação que visa liberar a via estratégica que liga o Mar Vermelho ao Mediterrâneo, existe a possibilidade de o canal ser liberado já no início da próxima semana.

O Ever Given tem 400 metros e pesa mais de 200 mil toneladas. O cargueiro está encalhado na diagonal, na parte sul do canal, após fortes ventos na região atingirem o navio, na última terça-feira (23/3).

O Canal de Suez é responsável por cerca de 10% do comércio marítimo internacional. Por dia, US$ 9,5 bilhões em mercadorias são transportados pelo canal.

Mais de 200 navios aguardam para fazer a travessia. Algumas empresas temem que, com a demora na liberação do canal, tenham que desviar a rota para contornar o Cabo da Boa Esperança, onde ataques de piratas são frequentes.

Escassez de papel higiênico e café instantâneo

De acordo com o jornal O Globo, caso a liberação do canal demore mais do que o esperado, poderá afetar a fabricação de de papel higiênico e a disponibilidade de café instantâneo.

A produção de papel higiênico está sendo afetada por conta da escassez de contêineres. O problema da exportação da celulose já era notado pelos fabricantes e, com o cargueiro encalhado, demora para ser resgatado.

A brasileira Suzano embarca sua celulose principalmente em navios de carga geral, conhecidos como “break bulk”. Com o aumento da demanda por navios que transportam contêineres de aço, sobram menos embarcações usadas para levar a celulose, ameaçando as vendas da empresa para o exterior, disse o diretor-presidente da Suzano, Walter Schalka, em entrevista à Bloomberg.

O medo é que a situação vire uma bola de neve e só piore nos próximos meses, destaca Schalka. Ele acredita que, se as fábricas não tiverem estoques de papel higiênico, a pausa no fornecimento da celulose pode ser um grande problema.

Mesmo o Brasil não usando a rota para exportar seu café, a hidrovia é mais conhecida por sua importância nos mercados de energia do que por commodities agrícolas, como, por exemplo, o café. O café consumido na Europa é, por maioria, importado da África Oriental e da Ásia, e, por conta da localização, fluem pelo Suez.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?