Navio gigante encalha no Canal de Suez e provoca congestionamento
Cargueiro de 400 metros encalhou nessa terça-feira (23/3), após fortes rajadas de vento
atualizado
Compartilhar notícia
Um dos maiores navios porta-contêineres do mundo encalhou, nessa terça-feira (23/3), no Canal de Suez, no Egito, bloqueando o trânsito na estreita e importantíssima travessia marítima.
Batizado de MV Ever Given, o cargueiro, com bandeira do Panamá, transporta contêineres entre a Ásia e a Europa. O navio tem 400 metros de comprimento — o equivalente a quatro campos de futebol — e 53 metros de largura, além de pesar 224 mil toneladas.
A Evergreen Marine Corp, empresa de transporte marítimo que administra o navio, informou que o Ever Given encalhou após ser atingido por fortes rajadas de vento, às 2h40 (horário de Brasília) dessa terça-feira.
Cerca de 30% do tráfego global de navios porta-contêineres passa pelo canal diariamente — a rota mais rápida entre Ásia e Europa —, o que provocou um aumento nos preços do petróleo, nesta quarta-feira (24/3).
“Uma média de 50 navios cruzam aquele canal todos os dias, de modo que o fechamento do canal significa que não há navios passando ao norte e ao sul”, explicou o ex-marinheiro e professor da Universidade Campbell, nos EUA, Salvatore Mercogliano.
Sete rebocadores, no entanto, tiveram que socorrer o gigante navio, que foi parcialmente reflutuado. O tráfego ao longo da rota marítima deve ser retomado em breve, informou nesta quarta-feira o agente marítimo GAC. (Com informações das agências Reuters e Associated Press e da rede CNN)