Navio gigante continua impedindo tráfego no Canal de Suez
A embarcação é uma das maiores do mundo e impede 150 navios de atravessarem o trecho
atualizado
Compartilhar notícia
Encalhado desde terça-feira (23/4), o navio cargueiro Ever Given continua impedindo que outras 150 embarcações façam a travessia do Canal de Suez, que liga a Europa à Ásia. O navio tem 400 metros de comprimento — o equivalente a quatro campos de futebol — e 53 metros de largura.
Com um peso de 224 mil toneladas, o Ever Given é um dos maiores do mundo e carregava contêiners até a cidade de Rotterdam, na Holanda. Na terça-feira, em meio a fortes rajadas de vento e uma tempestade de areia, a embarcação encalhou no Canal de Suez, no Egito, um dos principais trechos de travessia marítima.
Sem tráfego na área, as entregas de todos os tipo de carregamento atrasaram, o que resultou em um aumento de 6% no preço do petróleo.
Em um comunicado, Shoei Kisen Kaisha, proprietário da empresa que opera o navio, pediu desculpas aos navios no Canal de Suez e aqueles que planejam atravessá-lo. Kaisha ainda ressaltou que operações para desencalhar a embarcação estão encontrando “grandes dificuldades”.
Oito rebocadores trabalham para mudar a posição do cargueiro e a operação estava planejada para ter terminado nessa quarta-feira (24/3). No entanto, a movimentação da embarcação foi mínima, e autoridades cogitam que possa demorar dias até que o canal seja liberado.