Navio dos EUA resgata 40 imigrantes no Mediterrâneo
De acordo com a Marinha americana, a tripulação do navio Trenton está cuidando das 40 pessoas socorridas. Doze mortos foram deixados no mar
atualizado
Compartilhar notícia
Um navio militar dos Estados Unidos chamado Trenton salvou 40 imigrantes na costa líbia e recuperou 12 cadáveres do mar. No entanto, sem câmaras especiais para os corpos, o barco precisou jogar novamente os mortos nas águas, no cemitério que o Mar Mediterrâneo se tornou.
O resgate ocorreu na quarta-feira (13/6) e, de acordo com fontes locais, trata-se da primeira intervenção de um navio dos Estados Unidos em casos de naufrágios de embarcações com imigrantes. O Trenton ficou mais de 24 horas tentando transferir os 40 sobreviventes para o navio Sea Watch, mantido por uma ONG alemã disposta a resgatar imigrantes no Mediterrâneo.
“Nós nos aproximamos deles, que vieram ao nosso encontro, e por 24 horas ficamos assim”, disse Federica Mameli, uma colaboradora da Sea Watch. “Nós estávamos dispostos a fazer a transferência, mas queríamos antes a definição de um porto seguro, de preferência mais perto. Isso não ocorreu e, ontem à noite, o barco norte-americano se afastou e perdemos contato”, relatou.
De acordo com a Marinha dos EUA, a tripulação do Trenton está cuidando das 40 pessoas socorridas. “Estamos em contato com nossos parceiros internacionais para decidir o destino das pessoas a bordo”, informou.