Navio com robô desacelera durante buscas por submarino desaparecido
Navio francês que leva robô com sonda e câmera diminuiu velocidade durante as buscas, o que pode significar um foco para achar submarino
atualizado
Compartilhar notícia
O navio de pesquisa francês Atalante reduziu a velocidade durante as buscas pelo submarino desaparecido na região do naufrágio do Titanic, no meio do Oceano Atlântico, a cerca de 650 km da costa do Canadá.
Consulta no site Marine Traffic, que mostra informações sobre navios pelo mundo, revelou que o Atalante desacelerou para cerca de 11 km/h na manhã desta quinta-feira (22/6).
Essa ocorrência ocorre nos últimos instantes de oxigênio no submarino perdido. Segundo especialistas, essa desaceleração pode significar que a equipe de resgate localizou um foco para concentrar as buscas.
O Atalante tem um robô com câmeras e sondas chamado Victor 6000, com capacidade para alcançar profundidades de 3,8 mil metros. O equipamento é ligado ao navio por um cabo de fibra óptica.
Buscas
As buscas começaram em 18 de junho, depois que um submarino experimental com cinco pessoas perdeu comunicação com a base, ao mergulhar na região dos destroços do Titanic. O objetivo era realizar uma exploração no navio que naufragou em 1912, deixando 1.514 mortos.
Estão no navio o empresário paquistanês Shahzada Dawood, o filho dele, Suleman, além do bilionário e explorador britânico Hamish Harding e o especialista em Titanic, ex-comandante da Marinha Francesa, Paul-Henry Nargeolet.
Também está no submarino o diretor-executivo da OceanGate e piloto do submarino, Stockton Rush. A viagem foi organizada pela empresa de turismo marítima OceanGate Expeditions, que cobra R$ 1,19 milhão de cada passageiro.