Veja o momento em que navio da Grécia é bombardeado pelos Houthis
Navio da Grécia foi bombardeado pelos Houthis no último dia 12, no Mar Vermelho, e pode ter afundado após o ataque
atualizado
Compartilhar notícia
O grupo rebelde Houthis, do Iêmen, publicou imagens que mostram o momento do ataque contra o navio cargueiro Tutor, da Grécia, no Mar Vermelho. O ataque aconteceu no último dia 12, mas o vídeo foi divulgado somente nessa quarta-feira (19/6).
Segundo comunicado divulgado pelo porta-voz do grupo, a embarcação foi atingida por um barco não tripulado, repleto de explosivos, além de drones e mísseis balísticos.
Os Houthis afirmaram que o navio foi atacado porque a empresa grega “violou a decisão de proibir a entrada nos portos da Palestina ocupada”.
Quase uma semana após o ataque, a United Kingdom Maritime Trade Operations (UKMTO) afirmou que destroços e manchas de óleo foram encontradas no local onde o cargueiro foi visto por último, e a hipótese mais provável é de que o navio tenha afundado.
O novo episódio, caso confirmado, se soma a outro envolvendo uma embarcação afundada pelos Houthis na região.
No último dia 2 de março, o navio de carga Rubymar, de propriedade do Reino Unido, afundou no sul do Mar Vermelho.
Desde novembro de 2023, o grupo que controla boa parte do território do Iêmen, incluindo a capital, Sanaã, tem realizado uma série de ataques contra embarcações que tenham supostas ligações com Israel ou países aliados ao governo de Benjamin Netanyahu.
Segundo o grupo, as investidas acontecem em solidariedade aos palestinos que enfrentam uma guerra que já dura meses na Faixa de Gaza.